top of page
EXPEDIÇÃO LONGEVIDADE
2023
A Expedição Longevidade é um projeto comemorativo de 10 anos da Revista Aptare.
A jornalista Lilian Liang viajará para as 5 cidades mais longevas do mundo, as chamadas blue zones – Okinawa (Japão), Nicoya (Costa Rica), Loma Linda (EUA), Sardenha (Itália) e Ikaria (Grécia) – para fazer reportagens para o público brasileiro. A viagem terminará na cidade de Veranópolis, na serra gaúcha, considerada a cidade mais longeva do Brasil. Serão quase 3 meses na estrada, com matérias em veículos brasileiros e atualizações nas redes sociais. O projeto conta com o apoio institucional de entidades como SBGG, ILC Brazil, Instituto Moriguchi, Unifesp e Gruppo Toniolo.
PODCAST APTARE
em andamento
O Podcast Aptare é o primeiro podcast jornalístico no Brasil dedicado às questões da longevidade.
Seu grande diferencial é contar com um conselho editorial formado por idosos, que ajuda a definir as pautas mais relevantes para o público 60+.
O Podcast Aptare recebeu o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade da Prefeitura de São Paulo 2020 e foi um dos finalistas do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar na categoria podcasts.
Cuidando de quem cuida - Entrevista com Dr. Daniel Groisman
Recebeu o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade da Prefeitura de São Paulo na categoria Pessoa Idosa
Criado no Brasil em 2018, é um projeto de formação de repórteres – por meio de jornalismo e tecnologia –, voltado exclusivamente para o público acima de 60 anos.
Além da desenvoltura com novas tecnologias e visão crítica do jornalismo, os alunos também citam socialização, resgate de autoestima e senso de propósito, ganho em bem-estar e qualidade de vida como benefícios do curso. O curso, antes presencial, vem sendo realizado online em função da pandemia. Isso permitiu que ele fosse oferecido em outros países, como Portugal. Desde o início do projeto já foram formados 175 focas (repórter novato, no jargão jornalístico).
“Participar desse projeto foi uma experiência enriquecedora, tanto a nível profissional como pessoal. Atualizei os meus conhecimentos, assessões foram bem estruturadas, o método foi bem escolhido e bem ilustrado.”
– MARISA CRUZ
“Não tinha ideia de como o Repórter 60+ contribuiria sobremaneira para uma súbita e bem-vinda transformação em minha vida, principalmente num momento em que me achava tão vulnerável.”
– NAOMI KOGA
“O curso Repórter 60+ me proporcionou encarar a vida com novas perspectivas, principalmente em busca de novos conhecimentos, me sinto mais feliz, pois me sinto capaz de ir atrás dos sonhos!”
– DARCY SANTANA
Crédito: Ale Anselmi
Recebeu o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade da Prefeitura de São Paulo na categoria Pessoa Idosa
BOLETIM APTARE CORONAVÍRUS
2020 - 2021
No início da pandemia de Covid-19, todas as atenções se voltaram para o público 60+. No dia em que foi declarado o lockdown na cidade de São Paulo, a Aptare lançou o Guia Prático 60+ Coronavírus.
À medida que a pandemia avançava, foi criado o Boletim Aptare Coronavírus, cujo objetivo era ajudar os idosos a navegar pela nova realidade com informações confiáveis e bem apurada. Os boletins em vídeo – depois transformados em podcast – traziam respostas a perguntas comuns do público, sempre com base em entrevistas concedidas por especialistas. A Aptare foi o único veículo no Brasil a fazer a cobertura da pandemia focada exclusivamente nos 60+. Foram 20 boletins ao todo, veiculados nas redes sociais da Aptare.
O guia foi criado com o intuito de orientar jornalistas na cobertura de temas relacionados à longevidade e ao envelhecimento.
Por se tratar de um fenômeno recente, muitas vezes os profissionais da mídia reproduzem estereótipos e usam termos inadequados ao se referirem ao universo do idoso. A ideia é esclarecer conceitos e fornecer subsídios para o tema seja abordado de maneira correta e equilibrada. O guia contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.
ENSAIOS SOBRE O ENVELHESER
2016-2017
Os Ensaios sobre o EnvelheSER foram uma iniciativa do Centro de Referência do Idoso da Zona Norte (CRI Norte), em parceria com a Aptare.
Uma vez por mês a jornalista Lilian Liang recebia convidados para conversar sobre temas relacionados ao envelhecimento, muitos deles considerados tabu.
Passaram pelos Ensaios a cartunista Laerte Coutinho; a ativista transgênero Letícia Lanz; o padre Júlio Lancelotti; Wilson Jacob Filho, professor titular de geriatria da FMUSP; Ana Amélia Camarano, economista e pesquisadora do IPEA; entre outros. Os encontros eram abertos ao público.
Crédito: Comunicação Cri Norte
As sessões do cinedebate “A Idade do Amor” usam como gancho o documentário homônimo, do diretor norte-americano Steven Loring.
O filme acompanha idosos que participam de um evento de speed dating (encontros rápidos), abordando de maneira delicada e sensível suas histórias e expectativas em relação à possibilidade de novos relacionamentos. A exibição do filme é seguida de um bate-papo mediado por uma psicóloga especializada em envelhecimento para discutir o tema com o público. A Aptare já realizou 13 sessões do cinedebate, atingindo um total de cerca de 1.200 idosos, além de profissionais de saúde que trabalham com esse público.
bottom of page